A chef Renata Vanzetto, que hoje está no comando de nove negócios bem-sucedidos no setor da gastronomia paulistana, abriu seu primeiro restaurante com 18 anos de idade, e um empréstimo de R$ 30 mil no banco.
O Marakuthai, que empreendeu com a irmã mais nova, a mãe e a tia na Ilhabela, praia onde cresceu no litoral norte de São Paulo, era pequenininho e foi montado com itens doados pela família: fogão, micro-ondas, liquidificador.
Desde a abertura, em 2007, a casa atraiu turistas – que chegavam inclusive de barco, de praias vizinhas – e, com o tempo, foi se estruturando. “Passava um final de semana, um mês, entrava dinheiro do cartão e a gente fazia o teto. Entrava mais um pouquinho, a gente comprava mais panela. A gente foi indo assim, passinho de formiguinha”, relembra Renata.
À época, ela se encarregava de tudo ao lado das mulheres da família: compras, contas, salão e cozinha, seu principal território desde o início. Hoje, mãe de dois filhos pequenos, tem uma equipe de mais de cem pessoas e está à frente de diferentes empreendimentos. Ainda que transite entre várias cozinhas, há alguns eixos que amarram seu trabalho, como a afinidade que exibe com temperos, como pimenta, coentro e gengibre.
Entre os restaurantes, faz um trabalho mais autoral no Ema; ao Muquifo leva referências caseiras, de receitas familiares. Vanzetto cuida dos bares Me Gusta e Mé Taberna e da lanchonete Matilda, com uma unidade em Pinheiros e outra nos Jardins. Neste último bairro, aliás, pretende abrir mais uma casa – a Mi-Ado, com inspiração asiática. Na área de eventos corporativos e sociais, toca o Buffet Vanzetto e a Casa Vanzetto.
Na Ilhabela, no ponto que acolheu o embrião do que é hoje um grupo consolidado e forte no mercado, agora habita o Pescadora. E no mesmo litoral norte deve abrir o Sertão, no qual promete conjugar espaço para jantares, aulas e gravações.
Site: renatavanzetto.com
Instagram: @renatavanzetto
por aipim