Uma das novidades que agitaram as movimentações financeiras em 2020, o Pix foi lançado pelo Banco Central para facilitar as transações bancárias. Basicamente é um meio de realizar pagamento imediato, sem taxas, por meio de aplicativos de celular.
Para quem tem um negócio, o Pix se torna bastante atraente comparado aos pagamentos com cartões de débito e de crédito, sempre atrelados a taxas aos empreendedores.
Uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), revela que 79% dos entrevistados, donos de bares e restaurantes, irão manter ou introduzir pagamento via Pix.
A pesquisa teve a participação de 650 empresas brasileiras de diversos perfis da área da restauração e reforça a tendência. Mesmo com pouco tempo de vida, o Banco Central também registra um aumento das transferências de pessoa física para pessoa jurídica de 8% a 12% do total das transações via Pix, de janeiro a maio deste ano.
por aipim