Por Danni Camilo
Existe uma certeza na gastronomia: quem escolhe esse ramo de atividade ou é escolhido por ele, dificilmente não se apaixona. Mas, mais do que uma paixão, trabalhar com alimentos e bebidas torna-se um vício. A verdade é que nós, cozinheiros, não podemos negar que existe uma mágica por trás da arte de receber.
Costumo dizer que cada abertura de turno é como um espetáculo que está começando. O cenário e seus objetos, o roteiro, os atores em cena, a música que toca, tudo deve estar em seu devido lugar. E, para que o show seja um sucesso absoluto, o elenco deve estar muito bem ensaiado, em harmonia completa.
Os nossos representantes, aqueles que abrem o espetáculo, são os garçons. São eles os responsáveis por vender o nosso conceito, que têm o poder de decidir, ou melhor, são eles que vão conduzir nosso cliente na escolha dos pratos. A cada dia que passa, deparamo-nos com uma profissionalização cada vez maior do nosso setor. Um bom exemplo é o surgimento de ferramentas de controle de gestão que são cada vez mais necessárias para que os nossos negócios consigam prosperar. Pois a gestão de pessoas e o seu treinamento têm um papel fundamental para o sucesso de uma operação na área de gastronomia.
Ser empreendedor no ramo de restaurantes significa conhecer, para além das receitas e da administração (de pessoas ou de finanças), técnicas de vendas. Assim, entre as ferramentas que podem aumentar a rentabilidade de um negócio nesse ramo estão o treinamento de conceito e de produto e o upselling, que é a técnica de oferecer produtos semelhantes ao pedido inicial, mas que tenham um maior valor de ganho. Ou, ainda, a venda de produtos exclusivos e de produtos com maior margem de lucro.
Nós, que já temos alguma experiência na profissão, sabemos que o atendimento muda completamente a experiência gastronômica de um cliente. Em um país com tão pouca educação e com tanta falta de oportunidades, não há como deixar de dar um bom treinamento, ou seja, de ajudar a fazer com que nossa equipe de atendimento se profissionalize. O carisma, o sorriso, as estratégias e regras para oferecer um bom serviço ao cliente, além da segurança para vender um prato ou um vinho, aliados a uma boa gestão, irão fazer com que o espetáculo… continue!
Danni Camilo, 47, é gestora de alimentos e bebidas há 25 anos e apaixonada por pessoas. Especializou-se em capacitação e treinamento de equipes de atendimento.
Instagram: @dannicamilo