Especializada em banoffee, uma torta de banana inglesa comum no Sul do Brasil, a matriz da Nanica foi aberta por dois curitibanos, Leonardo Macedo e Tito Barcellos, em um espaço minúsculo, de cinco metros quadrados, em uma vila na rua Augusta, em São Paulo.
Em pouco tempo, a receita que intercala base de bolacha, banana, camada de doce de leite e cobertura de chantilly virou coqueluche – e passou a ser o doce mais vendido no aplicativo Rappi.
Hoje, a marca produz 130 mil fatias de torta por mês – são ao todo seis receitas, feitas a partir da clássica, como a de morango. A mineiro de botas, vendida apenas aos fins de semana, foi inspirada em uma sobremesa tradicional curitibana e recriada em formato de torta. Combina goiabada cascão, banana e chantilly de queijo.
De uma loja sem funcionários até 2018, ano de sua abertura, a Nanica desdobrou-se em oito lojas físicas, operações só no formato delivery e presença em três cidades, com cerca de cem funcionários diretos e indiretos. No Rio de Janeiro, ocupa um ponto na badalada rua Dias Ferreira, no Leblon; em Curitiba, está no bairro mais nobre da cidade, o Batel.
A marca – que hoje tem como sócio o ator Tiago Abravanel, um dos influenciadores que a impulsionou nas redes sociais nos primeiros meses – prevê abrir pelo menos mais três lojas até o final de 2021.
ERREI
“Nos primeiros meses de abertura, ficamos receosos porque não vendíamos muito. Adotamos a estratégia de doar tortas e começamos a desenvolver outras sobremesas, para tentar conquistar o público. Mas isso tirou a gente do foco, não dá para abraçar o mundo. Tínhamos de segmentar, o Nanica era a banoffee e tivemos de nos concentrar nisso. A gente não tinha nem estrutura para diversificar, nem espaço para produzir e armazenar.”
ACERTEI
“A tacada mais certeira foi no primeiro ano. A gente tinha receio de fazer delivery, mas por insistência de alguns amigos começamos a trabalhar com entregas. Eram dois negócios em um só: o salão e o delivery. A gente aproveitava o mesmo operacional, a mesma cozinha, os mesmos ingredientes, a mesma equipe. E, como a nossa primeira loja não tinha lugar para o cliente comer, desenvolvemos um produto ‘to go’, com uma embalagem desde o início adequada tanto para quem pega no balcão e quanto para quem recebe em casa. Hoje, somos a marca de sobremesa no Brasil mais bem posicionada no Instagram, com mais de 250 mil seguidores, sem nunca ter feito mídia paga, e somos postados pelos maiores influenciadores do país, como Bruna Marquezine, Anitta e Grazi Massafera. Eu cuido do Instagram até hoje, pessoalmente, mas tenho três pessoas só para dar respostas aos clientes. Somos líder na Rappi, no segmento de doces. Nossa banoffee tradicional foi a sobremesa mais vendida na história [do aplicativo] aqui no Brasil.”
Instagram: @nanicabrasil
por aipim